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Prática Acadêmica

Práticas pedagógicas na pós-modernidade

organização com Vera Helena Ferraz de Siqueira e Regina Lúcia Faria de Miranda

Capa do livro Práticas Pedagógicas na Pós-ModernidadeImportantes deslocamentos estão ocorrendo na sociedade contemporânea, com influência significativa nas questões da educação. Estudos e indagações desconstroem as certezas, dão relevo ao papel da cultura nos processos educacionais e indagam sobre o estatuto do conhecimento científico e o papel da pesquisa para pensar o presente nos discursos construídos na sociedade contemporânea por meio do cinema, da literautra, da mídia e de outros textos culturais.

Em tal contexto, quais as possibilidades de mudança que a pesquisa pode trazer para a educação? Que contribuições efetivas podem advir das reflexões construídas na academia?

Esta obra segue Foucault em seu pensamento de que "temos que imaginar e contruir o que poderíamos ser...", refletindo, em diversos aspectos, sobre as relações intrínsecas das práticas pedagógicas e dos discursos sobre o poder.

Apresentação Guacira Lopes Louro

Fala-se muito em pós-modernidade. O termo tornou-se uma expressão recorrente. Para alguns, indica uma nova e instigante época. Para outros, sugere mais que isso. Hoje, todo um conjunto de movimentos culturais, de práticas e de saberes perturba certezas estabelecidas, desafia noções de unidade, centro, universalidade. Faz voltar a atenção para as margens, para o excêntrico, para as diferenças e para os diferentes. Propõe que sejam repensadas e subvertidas fronteiras de todos os tipos. Talvez se possa compreender a pós-modernidade como uma nova episteme. A verdade se pluraliza. Afirmam-se o heterogêneo e o transitório. Admitem-se a provisoriedade e a precariedade. Questões inéditas e perturbadoras se colocam para estudiosos, pesquisadores e pesquisadoras. Como lidar com tantos deslocamentos e instabilidades quando se opera num campo como o da educação?

Este livro é uma coletânea de textos que ensaiam algumas respostas e provocam questões; textos que refletem sobre as circunstâncias desta tal pós-modernidade. Um colóquio promovido em 2003 pelo laboratório de Linguagens e Mediações do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi sua origem. Os artigos tratam de temas plurais: pesquisa, cultura, cinema, literautra, filosofia, práticas pedagógicas, corpo, gênero. Entre eles é possível perceber um eixo: o pensamento de Michel Foucault, especialmente suas reflexões sobre o poder. Portanto, que não se procurem aqui análises macroscópicas, pretensamente abrangentes e definitivas; o que se pode encontrar são estudos voltados aos detalhes, ao "grão do poder", como dizia Ewald, a propósito da perspectiva de Foucault. Autores e autoras aqui reunidos voltam seus olhares para o particular, o cotidiano, as minúcias, buscando reconhecer "por onde passa o poder e como ele passa" e, ao mesmo tempo, apreender rachaduras capazes de desencadear mudanças, espaços e modos de resistência. Assim ensinou o filósofo. Aproveitemos suas lições.


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Práticas pedagógicas na pós-modernidade, organização com Vera Helena Ferraz de Siqueira e Regina Lúcia Faria de Miranda. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012.
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